quinta-feira, 20 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Brincadeiras

Boca-de-Forno
Escolha antes quem vai ser o mestre. Ele é quem começa a brincadeira,
dizendo frases que todo mundo tem de responder, assim:
- Boca de forno ?
- Forno.
- Tirando bolo ?
- Bolo !
- Maracujá ?
- Já !
- Seu rei mandou perguntar !
- O quê ?
- Se fazem tudo o que ele mandar ?
- Tudo !
- E quem não fizer ?
- Ganha bolo !
- Seu rei mandou dizer para ...
E aí, vem a ordem, que todo mundo tem de cumprir. Normalmente, o
mestre pede para buscar alguma coisa, como uma flor ou uma pedra. O
primeiro que trouxer fica livre, o resto toma bolo, que são tapas na mão
de vários tipos.
Tem bolo frio (leve), morno (médio), quente (forte), de passarinho
(beliscão de leve), de pai (bem forte) e de mãe (bem livre). Quem escolhe
que bolo cada um vai tomar é o ganhador, que vira mestre na próxima
jogada.

Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata)
Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí àcima. Quem for
jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1. Se acertar,
pula num pé só no número 2 e depois no 3. Em seguida, pula colocando
um pé no número 4 e outro no 5 (as asas). Pula de novo com um pé só no
número 6 (o pescoço) e pisa com os dois pés no céu (que também é
chamada de lua).
Para voltar, faz a mesma coisa, abaixando um pouco no número 2 para
pegar a pedra que ficou no número 1, pulando depois para o inferno.
Começa tudo de novo, só que dessa vez, tem de mirar a pedra no número
2 e pular num pé só direto no número 3. E assim vai a brincadeira, até
que o jogador erre e passe a vez para o próximo companheiro. Quem sai
do jogo, quando volta, começa de onde errou.
Você também pode jogar amarelinha sozinho. Quando errar, recomece do
número 1.



Barra-Bandeira (caça-bandeira, bandeirinha,roubabandeira,
salva-nadeira, vitória)

Para brincar, é preciso de um espaço grande (de 8 metros a 15 metros de
comprimento), dividido ao meio por uma linha riscada no chão.
A bandeira pode ser uma vara com um lenço amarrado na ponta ou
qualquer outro marco. Separe a turma em dois times, cada um numa
metade do espaço. Cada time põe sua bandeira ao fundo do campo.
Alguém tem de ser o juiz e gritar "larga!" para começar a brincadeira.
Quando ouvir o grito, o jogador das pontas de cada uma das equipes sai
correndo e tenta pegar a bandeira e levá-la de volta para o seu time.
O difícil é chegar até a bandeira sem ser agarrado por alguém do outro
time. Para isso, o jogador não pode ir direto ao alvo, tem de fazer
manobras, correr para o lado, confundir os adversários.
Leva o ponto quem conseguir pegar a bandeira ou agarrar o adversário.
A cada rodada, os corredores da ponta vão para o fim da fila. Ganha quem
fizer mais pontos.