quinta-feira, 29 de abril de 2010

Brincadeiras

1- Pular Corda
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
A brincadeira consiste em que cada um dos participantes pulem a corda alternadamente. Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.

2- Telefone sem Fio
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 6 ou mais
Coloque cada criança sentada uma ao lado da outra e peça para a primeira dizer uma frase completa.
Cada uma das crianças deverá repetir a frase para o colega que está ao lado, deve falar o mais baixo possível para que os demais participantes não ouçam a frase. Isto deve ser feito até que chegue a última criança, quando isto acontecer ela deverá repetir em voz alta a frase para que todas ouçam. Quase sempre no final a frase nada tem a ver com a frase inicial, é muito divertido.

03 – Queimada pela Bola
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 8 ou mais
Tradicional jogo entre crianças e adultos, onde a bola é o principal elemento. Deve-se formar dois grupos, cada grupo ficará de um lado do campo. No fundo de cada lado do campo do jogo, demarca-se um local que denominamos ‘poço’ onde os elementos do grupo que forem ‘queimados’ pela bola deverão permanecer isolados do restante do grupo. Ganha o jogo a equipe que “queimar” todos os jogadores adversários.

04 – Vire Estátua
Faixa Etária: Acima dos 5 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
Ponha uma música divertida, e inesperadamente pare o som e grite ‘Estátua’, os participantes deverão então parar exactamente na posição em que se encontravam no momento em que o som parou. Neste caso você que está no controle da brincadeira deverá brincar, fazer caretas para fazer com que os participantes deem risadas, perde quem não conseguir manter-se sério e como ‘estátua’.




Entreter as crianças ou encontrar alguma brincadeira infantil divertida que os faça descontrair nem sempre é fácil, principalmente porque as crianças de hoje em dia estão muito ‘tecnológicas’, ou seja, adoram jogos electrónicos, computadores, etc. Mas em certas situações nem sempre se tem um computador disponível e quando o número de crianças passa de três o ideal é sugerir actividades e brincadeiras que os faça interagir, onde haja comunicação, e troca de experiências entre eles.

CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
O ANEL QUE TU ME DESTE,
ERA VIDRO E SE QUEBROU,
O AMOR QUE TU ME TINHAS,
ERA POUCO E SE ACABOU.
POR ISSO MENINA AGORA
ENTRE DENTRO DESSA RODA,
DIGA UM VERSO BEM BONITO,
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.

Cantigas: CIRANDINHA.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nosso Blog...


Nosso Blog tem como objetivo resgatar as brincadeiras ,lúdicas como meio de socializar as crianças , despertando-as, no processo de ensino aprendizagem através das brincadeiras.

Quem somos

Somos educadoras da educação infantil da "Escola Municipal Princesa Isabel" Alessandra , Sueni e Valdete Coelho. Juntas fazemos um grande trabalho utilizando brincadeiras lúdicas.